Guia de Referência para comandos Unix/Linux

Gostaria de dedicar esse post aos meus amigos que tem um certo receio sobre esse tipo de sistema e muitas vezes por preguiça e comodidade preferem ficar com sua “JANELA” (windows) aberta para que todo mundo possa ver o que acontece. Brincadeiras a parte vamos ao que interessa:

Como esse será meu primeiro post sobre Linux, nada melhor do que uma guia de referencias dos principais comandos utilizados em sistemas Unix/Linux. Todos os usuários que utilizam ou já utilizaram um terminal sabem da importância de conhecer os comandos necessários para manipulação de arquivos, diretorios, processos etc… e como a quantidade de comandos não é pequena,  é importante a utilização de guias de referencia para esses comandos.

Em primeiro lugar, quero dizer ao novos usuários que estão aprendendo a usar o terminal, que existem uma ferramenta indispensável quando se quer saber mais a respeito de um determinado comando, essa ferramenta se chama “man”. A combinação dela pode ser feita da seguinte maneira:

man comando_que_se_quer_saber

Para ser mais especifico usaremos o comando ls (ls serve para listar os arquivos de um diretório). Então em um terminal você digita: man ls e o resultado deverá ser esse:

Para facilitar a sua vida segue abaixo uma lista de alguns dos comando e combinações mais utilizadas.

Para manipulação de arquivos.

Para permissões em determinado arquivo.

Para gerenciamento de processo.

Para informações do Sistema.

Mas agora se você é como eu e não dispensa um bom documento salvo em uma de suas pastas no computador poderá fazer o download dessa documentação completa  AQUI.
Até o próximo post!

Anúncios
por ferpinheiro Postado em Linux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s