Três softwares insdispensaveis para quem trabalha com eletrônica no Linux

Hoje vou falar sobre três softwares que são indispensáveis para quem trabalha com eletronica no Linux. Esses softwares são: Eagle, Fritzing e gResistor. Para quem  ja conhece algum desses vale a pena conhecer os outros!

Uma breve explicação sobre cada um deles:

Fritzing = É um aplicativo que serve para montar protótipos de circuitos elétricos. Possui grande facilidade de uso no estilo arrastar e encaixar componentes. O software é gratuito e pode ser instalado nas plataformas Windows, Linux e MacOS. Seu download pode ser feito Clicando AQUI

Eagle = É um aplicativo para desenhos de placas de circuito impresso (PCI ou PCB). O software possui uma versão gratuita para fins didáticos e esta disponível para as plataformas Windows, Linux e MacOS. Seu download pode ser feito Clicando AQUI.

gResistor = É um aplicativo simples que nos permite testar o valor de um resistor pelo seu código de cores. Muito útil para iniciantes em eletronica e que ainda precisam de uma tabela de cores e seus respectivos valores de resistência. O software encontra-se disponivel apenas para Linux. Seu download pode ser feito Clicando AQUI.

Vamos a instalação dos softwares no Ubuntu de versão 10.10.

Faça o download do Fritzing no link indicado acima, aṕos isso escolha um diretório para a extração da pasta. Para o exemplo irei deixa-la no desktop mesmo. Abrindo a pasta podemos ver os arquivos que compõem o software, nossa atenção ficará no arquivo Fritzing.sh.

Agora precisamos criar um atalho para poder executar o arquivo .sh para não precisarmos invoca-lo pela linha de comando. Para isso vá ate o Menu > Sistema > Preferências > Menu Principal e então escolha algum dos submenus para comportar o novo item. Nesse exemplo escolhi o submenu Eletronica.

Agora selecione o botão na parte superior direita Novo Item. Você deverá ver uma tela como essa:

Insira um nome para o aplicativo e então clique em navegar para selecionar o caminho do arquivo Fritzing.sh comentado no inicio da instalação.

Clique em abrir e então o novo item será adicionado no submenu que voce escolheu. Veja a figura abaixo:

Concluida essa parte, agora podemos acessar o software pelo menu e então abri-lo. Veremos a tela inicial assim:

Agora vamos fazer a instalação do software Eagle. A versão gratuita dele se encontra nos repositorios do Ubuntu e pode ser instalada atraves da central de software. Para isso acesse a central e procure pelo nome Eagle, voce verá uma tela como essa:

O nome do software aparece traduzido “Aguia” com o icone vermelho de uma aguia, clique em instalar. O software irá pedir sua autenticação como administrador do sistema, insira sua senha:

Após isso o software começara a ser instalado. Aguarde a instalação terminar e então acesse através do Menu > Eletronica > Eagle. Durante a abertura do aplicativo voce verá a seguinte tela:

Escolha a opção Run as Freeware. Logo após o software lhe informará que precisa de um diretorio para guardar seus projetos, voce terá duas opções informar um diretorio de sua escolha depois de inicializar o programa ou deixar o software criar um diretorio para voce, no inicio da execução, nesse exemplo deixaremos o software criar um no inicio da execução: Clique em Yes.

E então o software estara pronto para uso. Veja a tela abaixo:

E para concluir o post iremos instalar o gReistor. Isso poderá ser feito através da central de software também, como fizemos com o Eagle. Procure pelo nome, faça a autenticação e clique em instalar. Logo após a instalação o software poderá ser acessado através do Menu > Eletronica > gResistor. E então teremos a seguinte tela:

Agora o único trabalho que você terá é aprender a usa-los, mas acredite, isso é mais fácil do que seguir esse tutorial para a instalação, barbada né? Então bons estudos!! 🙂

por ferpinheiro Postado em Linux

Deixe um comentário