Fazendo capturas de tela no Ubuntu com import

Olá a todos, essa dica é rápida, fácil e serve para todas as pessoas que precisam fazer capturas de tela em seu computador através da linha de comando. Mas antes vamos pensar: “Para que eu preciso de uma dica dessas se eu possuo a tecla “prt sc” (PrintScren) no meu teclado?”, Basta só pressiona-la e pronto, já tenho uma captura de tela!!!

Calma, eu explico o porque! Imagine que você precise monitorar o que seus familiares fazem no computador, ou melhor, você quer saber o que sua namorada ou namorado andam vendo na Internet. Se voce é uma dessas pessoas, então vale a pena você conferir essa dica… Veja aqui como fazer isso

Um outro motivo é que se você for um desenvolvedor de software para Linux você poderá usá-la em seus softwares para capturar a tela no momento exato (dentro de um try,catch) de um erro de software e mais tarde poderá verificar em que ponto o erro ocorreu! Legal né? Veja aqui como fazer isso.

Então vamos lá…. Usaremos um utilitário chamado import

Abra um terminal, entre com a senha root e digite: #apt-get install imagemagick
Espere a instalação terminar e então digite: #apt-get install graphicsmagick-imagemagick-compat

Pronto, já temos tudo que precisamos. Agora vamos fazer a nossa primeira captura de tela.
Para isso, ainda no terminal digite: #import -window root CapturadeTela.png


Se tudo ocorrer como o previsto, sua captura já encontra-se salva no diretório corrente. Repare que na imagem o diretorio é a Área de Trabalho. Esse é o comando básico para se fazer uma captura através da linha de comando usando o utilitário import.

Agora faremos uma captura de tela mas com um tamanho de imagem definido pelo usuário e com a extensão jpeg para isso basta digitar:
#import -window root -resize 640×480 CapturadeTela.jpeg

Agora ao invés de capturarmos toda a tela, iremos capturar apenas uma janela, para isso digite o comando: #import CapturadeTela.png
Repare que nesse momento a seta do seu mouse ficara em formato de uma cruz, basta clicar em cima da janela que se pretende capturar.

Para saber todas as opções desse utilitário, você pode acessar a man page através do comando: $man import. Então é isso aí… Fica a dica e espero que tenha alguma utilidade para vocês!

Anúncios
por ferpinheiro Postado em Linux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s