Fazendo uma “limpeza” no seu Ubuntu

Para quem utiliza ou já utilizou sistemas operacionais Windows, esta acostumado com algum software para limpeza e remoção de arquivos e chaves de registros desnecessárias, entre esses softwares estão: CCleaner, Registry Optimizer, Advanced Windows Care, entre muitos outros. No mundo Linux não é diferente, toda vez que instalamos algo em nosso sistema precisamos baixar pacotes, bibliotecas e arquivos de configuração que são necessários para a instalação de aplicativos. Muitas vezes esses pacotes se fazem necessários apenas no momento da instalação e após ela, ficam obsoletos e não são usado, ocupando espaço em disco e até mesmo na memoria.

Esse consumo pode gerar perda no desempenho da sua maquina por isso hoje irei falar de alguns utilitários que fazem uma certa LIMPEZA em nosso sistema. Iniciaremos falando do famoso APT-GET. Acesse um terminal e digite o seguinte comando: man apt-get será mostrada as opções de combinações disponíveis para essa ferramenta, entre elas estão:

#apt-get remove nome-do-pacote  = remove completamente o pacote mas mantém os arquivos de configuração. 

#apt-get –purge remove nome-do-pacote = remove completamente o pacote e os arquivos de configuração.

#apt-get autoclean = remove do cache (/var/cache/apt/archives) os arquivos .deb de programas que não estão mais instalados no sistema. (Tome cuidado com esse comando, pois caso, no futuro voce precise de algum desses pacotes terá de baixa-los novamente).

#apt-get clean =  removerá do cache (/var/cache/apt/archives) todos os arquivos .deb, mesmo de pacotes instalados. (Tome cuidado com esse comando, pois caso, no futuro você precise de algum desses pacotes terá de baixa-los novamente).

#apt-get autoremove = use esse comando após desinstalar algum aplicativo ele irá remover todos pacotes que não são mais necessários no sistema.

Existem outras alternativas para fazer a limpeza de pacotes, uma delas é usar o DEBORPHAN. Para utiliza-lo precisamos primeiro fazer a instalação, pois diferentemente do apt-get esse não vem como utilitário padrão. Para instala-lo basta digitar em um terminal:

apt-get install deborphan

Veja a imagem da instalação:

Para verificar os pacotes órfãos basta digitar: deborphan e então ele irá listar os pacotes órfãos. Caso exista algum pacote órfão, para remover basta digitar o comando: deborphan nome_do_pacote

Ou ainda, se forem vários pacotes você poderá digitar o comando: deborphan | xargs sudo apt-get -y remove –purge e então terá uma tela como essa:

Repare que o utilitário nos da a dica de usar o #apt-get autoremove

Para saber mais informações sobre opções de combinação basta digitar: deborphan –help

Existe ainda mais algumas informações que não foram listadas nessa imagem e que você pode conferir no seu terminal. E para encerrar o tutorial falarei sobre uma ferramenta que auxilia muito na limpeza principalmente para os iniciantes que ainda não se habituaram com a linha de comando, estou falando do aplicativo UbuntuTweak.

Você pode baixar esse aplicativo com a extensão .deb diretamente no site Baixaki ou então no site do desenvolvedor UbuntuTweak. Nos dois sites é possível encontrar informações suficientes sobre a instalação e utilização da ferramenta, por isso não falarei mais sobre ela. Abaixo pode ser visto duas imagens do utilitário:

Tela inicial do programa.

Tela com os pacotes a serem removidos:

Então é isso! Até a próxima…

Anúncios
por ferpinheiro Postado em Linux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s