Automação residencial com Arduino – Parte I

E aí pessoal…

Vocês já pensaram em algum dia poder controlar a casa de vocês através da internet? Sim ou Não. Pois bem isso não é coisa do futuro, já existem diversos projetos de casas e ambientes que podem ser controlados dessa forma, porem, para se ter uma casa assim é preciso desembolsar alguma centenas de reais para ter todo o conforto e comodidade que essa tecnologia pode lhe proporcionar.

Na verdade, você teria que desembolsar se não existisse a plataforma arduino, pois com ela você pode ter um ambiente como esse citado acima, usando apenas a criatividade e algumas linhas de código.

Estou desenvolvendo um ambiente assim na minha casa, para aprendizagem e testes com a plataforma. O sistema é baseado utilizando linguagem C, PHP, e Python, através dele eu consigo ligar e desligar lampadas, monitorar a temperatura ambiente e outras funções ainda não implementadas.

Veja o vídeo que gravei e confira o resultado:
Para uma melhor visualização, use o modo tela cheia…

Simples não?!!

Com o projeto concluído será possível controlar a casa de qualquer aparelho que possua um browser e conexão com a internet. Continuem acompanhando o blog!

Até mais….

12 comentários em “Automação residencial com Arduino – Parte I

  1. Cara vc é muito bom, ainda mais porque compartilha seus conhecimentos com os outros, vc é nobre, aguardo ancioso o desenvolvimento deste projeto de automação residencial, podendo ser controlado pela internet usando um navegador ! É incrivel poder controlar a sua casa com um smartphone do serviço ou qualquer lugar do mundo e verificar temperatura tambem, ou seja receber dados da casa, parabens, curto muito seus projetos!

    • Tenho uma sugestão amigo, Procure sobre pachube no google ou entre em pachube.com, da para desenvolver idéias muito boas usando este serviço, ainda estou tentando entender ao certo como funciona, mas da uma olhada la, acho que vai gostar, abraços!

  2. Parabéns ! Excelente projeto ! Estou elaborando um TCC sobre Automação residencial utilizando Arduino mas não tenho muito conhecimento no assunto por isso estou pesquisando bastante o tema, como você conseguiu elaborar esse lay-out de uma casa? Se puder ajudar com informações a respeito, algum livro, site, projeto. Abç

    • Obrigado!

      Na verdade essa imagem eu peguei na internet apenas pra mostrar um exemplo de como ficará o projeto. Mas voce pode usar qualquer software como Photoshop ou qualquer outro para criar uma imagem assim, ou até mesmo usar o Autocad para criar toda a planta da sua residencia.

      Eu utilizei apenas HTML para a criação da pagina com a imagem e os botões, já para o envio dos dados para o arduino usei PHP.

      Voce pode usar a imagem como plano de fundo e então acrescentar os botões normalmente usando a tag por exemplo.

    • Ricardo, estou no momento fazendo TCC sobre automação residencial também.
      Você já apresntou o seu?? Onde você achou a maioria das coisas?? Tem algo interessante para passar??
      Obrigado.
      qualquer coisa me manda e-mail: cassio_sgs@hotmail.com

  3. Pinheiro,
    Estou começando meu projeto de automação e ja fiz o lampada ascender assim como vc demostrou no video.
    Estou fazendo a planta para usar como fundo no HTML… só que nao sei como posicionar os botoes… e ainda tenho dificuldades para trabalhar com sockets no php
    Voce tem algum exemplo disso, ou alguma dica para me ajudar ?

    Obrigado.

  4. Boa noite ferpinheiro,
    Gostaria de saber se você já terminou o projeto? se sim posta aqui, estou curioso para saber com ficou, e tirar algumas duvidas. também estou querendo fazer em minha casa, e de amigos. Aguardo.

  5. boa noite: quando irá terminar o projeto, estou ansioso para ver o resultado. aguardo e abraços.

  6. Boa noite!!
    Gostaria de saber se o projeto ficou pronto e se você irá disponibilizar o mesmo, como prometido no vídeo?

  7. Olá Fernando, estou montando um projeto de TCC automação residencial com a utilização de Arduino. E gostaria de sabe como você fez e qual programa e site que você utilizou para ter o controle, pois precisarei usar ele.
    Aguardo sua ajuda.
    Desde já agradeço.
    Att.
    Nataly Batista

Deixe um comentário

