Lixeira eletrônica com Arduino

Alguns dias atrás minha mãe voltou de um passeio falando sobre uma lixeira eletrônica que ela havia visto, pela conversa pude perceber que ela estava realmente  fascinada pela tal lixeira. Foi aí que surgiu a idéia de eu criar a minha própria versão dessa lixeira para tê-la em casa.

Do que precisei para fazer a criação:

Um servo motor.
Um Arduino.
Um sensor ultrassônico.
Alguns cabos.
Um pouco de paciência para ouvir minha mãe falando sobre a lixeira (rsrsr, brincadeira).

Algumas fotos:

O Código:

/*
# Autor: Fernando Krein Pinheiro
# Data: 18/07/2012
# Linguagem: C
# ========= IMPORTANTE ===========
# O codigo esta livre para usar,
# citar e compartilhar desde que
# mantida sua fonte e seu autor.
# Obrigado.
*/

#include <Servo.h>
#include <Ultrasonic.h>
#define echoPin 13
#define triggerPin 12

Servo myservo ;
Ultrasonic ultrasonic(12,13);

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
  pinMode(triggerPin, OUTPUT);
  pinMode(echoPin, INPUT);
  myservo.attach(10) ;
}

void loop()
{

  digitalWrite(triggerPin, LOW);
  delayMicroseconds(2);
  digitalWrite(triggerPin, HIGH);
  delayMicroseconds(10);
  digitalWrite(triggerPin, LOW);
  long duration = pulseIn(echoPin, HIGH);
  int cm = microsecondsToCentimeters(duration);
  Serial.println(cm);
  if(cm <= 50 && cm >=5)
  {
       abreTampa();
       fechaTampa();

  }
}

void abreTampa()
{
    myservo.write(180);
    delay(3000);
}

void fechaTampa()
{
  myservo.write(0);
  delay(1000);
}

float microsecondsToCentimeters(long microseconds)
{
  float seconds = (float) microseconds / 1000000.0;
  float distance = seconds * 340;
  distance = distance / 2;
  distance = distance * 100;
  return distance;
}

Vídeo:

Então é isso aí…

18 comentários em “Lixeira eletrônica com Arduino

  1. Amigo, muito legal seu projeto, sou iniciante e gostaria de fazer uma igual, será q vc teria algum vídeo explicativo da parte de montagem dos componentes, onde eh conectado cada cabo para funcionar com esse código q vc postou? qual versão do raduino vc utilizou? caso tenha o vídeo ou fotos do esquema na placa, me envia por email por favor, obrigado. Abraço! herbeth00@hotmail.com

  2. estou com a mesma duvida do Herberth
    Parabens pelo seu projeto, porém gostaria de saber o esquema de ligação e como voce acoplou o servo a tampa

  3. Caro amigo, poderia me enviar o modelo do arduíno utilizado, e qual tipo de servo que utilizou? Gostei muito de seu projeto.

  4. gst muito desse projeto ,vc pode mim empresta ele para o trabalho de conclusão do curso,mande ara mim OU ME ALUGUE O PROJETO

  5. To concluindo o curso técnico ,vou fazer uma lixeira eletrônica ,poderia me dar alguma informações para concluir meu trabalho,tenho alguma duvidas no sensor ultrasonico ,se pode ser ultilizado outro tipo de sensor …

    obg.

  6. montei o circuito eletrico peguei esta biblioteca passei para o arduino mais o servo motor não fica parado ele vica dando um giro para um lado e um giro par uotro sem que niguem de o comando quem pode mim ajudar???

    Obs que quiser pegar o esque eletrico de como montar mim passa um mail que eu mando..Email alessrslc@hotmail.com

    Ads

    Alessandro Santiago

  7. Parabens pelo seu projeto, porém gostaria de saber o esquema de ligação e como voce acoplou o servo a tampa e a montagem dos componentes. Sou novo na área ! Obrigado

  8. Adorei o projeto e vou utilizar ele como projeto em uma matéria, porém fazer alguma modificações no sensor. Teria como vc me explicar melhor o circuito elétrico desse projeto, e o que mais foi ultilizado, a versão do arduino e qual servo motor vc utilizou. Aguardo resposta no email nathalia.lmazotti@hotmail.com, preciso muito da sua ajuda, obrigada!

  9. poderia me explicar essa parte : float microsecondsToCentimeters(long microseconds)
    {
    float seconds = (float) microseconds / 1000000.0;
    float distance = seconds * 340;
    distance = distance / 2;
    distance = distance * 100;
    return distance;

Deixe um comentário

