Teclado 3×4 e LCD 16×2 com Arduino

Olá pessoal. Depois de muito tempo sem criar um novo tutorial, aqui estou eu novamente trazendo algo que possa ser útil para vocês!  O objetivo de hoje é conectar um teclado 3×4 ao arduino e utilizar um display LCD 16×2 para mostrar as informações digitadas no teclado. Qual a utilidade disso?

– Você pode por exemplo criar um sistema de alarme utilizando senhas.
– Controlar outros dispositivos como lâmpadas e motores digitando informações nesse teclado.
– Não terá necessidade de usar a comunicação serial através da IDE Serial Monitor do Arduino.
– Adaptar a outros teclados com mais teclas criando assim outros dispositivos, como por exemplo uma calculadora.

Bem vamos ao que interessa:

Primeiro precisamos de um teclado 3×4:

Note que esse teclado já possui alguma configuração básica que você irá precisar. Tendo isso em mãos, precisamos agora de um display LCD 16×2:

Precisamos ainda de um Arduino, 4 resistores de 10k para o teclado, 1 resistor de 1k para o display, uma protoboard e alguns fios para conexão.

Com isso em mãos já é possivel montar a parte de hardware. Agora passamos para a programação: Primeiro voce precisará da biblioteca Keypad.h que pode ser baixada AQUI.

Após ter feito o download da biblioteca inclua ele na pasta libraries do Arduino e procure informações sobre como usa-la. Essas informações podem ser encontradas AQUI.

As informações contidas no site são bastante úteis para quem quer usar esta biblioteca, lá você encontrara trechos de códigos para a implementação.

ATENÇÃO: Ficarei devendo a montagem no Fritzing, assim que sobrar um tempos a mais disponibilizarei no blog.
Mas caso não queira esperar você pode encontrar informações referentes AQUI. ou AQUI.

Código:

/*
# Autor: Fernando Krein Pinheiro
# Data: 03/10/2012
# Linguagem: C
# ========= IMPORTANTE ===========
# O codigo esta livre para usar,
# citar e compartilhar desde que
# mantida sua fonte e seu autor.
# Obrigado.
*/

#include <Keypad.h>
#include <LiquidCrystal.h>

const byte Coluna = 3;
const byte Linha = 4;

int i=0;
char Teclas[Linha][Coluna] = {{'1','2','3'},{'4','5','6'},{'7','8','9'},{'*','0','#'}};
byte Pino_linha[Linha] = {6, 12, 13, 9};
byte Pino_coluna[Coluna] = {8, 7, 10};

LiquidCrystal lcd(1, 11, 5, 4, 3, 2);
Keypad keypad = Keypad(makeKeymap(Teclas), Pino_linha, Pino_coluna, Linha, Coluna );

void setup()
{
   lcd.begin(16, 2);
}

void loop()
{
  char teclaPressionada = keypad.getKey();
  if (teclaPressionada != NO_KEY)
  {
        lcd.setCursor(i, 0);
	lcd.print(teclaPressionada);
        i++;
  }
}

Grande código hein?!!! rsrsrsrsrsr.

Um vídeo de demonstração:

por ferpinheiro Postado em Arduino

6 comentários em “Teclado 3×4 e LCD 16×2 com Arduino

  1. Cara, como eu faria para mostrar a palavra do endereço dos caracteres em vez de mostrar o “1” por exemplo???

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